03/04/2008

19 - Impasse Camilo Pessanha

Camilo Pessanha, nasceu em Coimbra, no ano de 1867, filho de um estudante e de uma mulher do povo. Em 1885, inicia seus estudos no curso de Direito, na Universidade de Coimbra Formado, trabalha em Mirandela e em Óbidos. Nesta última cidade, torna-se próximo a Alberto Osório de Castro, por cuja irmã, Ana de Castro Osório,(futura escritora) se apaixona sem ser correspondido.
No ano de 1894, muito provavelmente por motivo desta desilusão amorosa, parte para Macau, lugar para onde concorre como professor. Integrasse na cultura de Macau chegando mesmo a fazer traduções do mandarim para o português.
Contrai tuberculose, doença dos finais do séc XVIII, que agrava com o vicio do ópio. Vem a Lisboa várias vezes em busca de cura, era então poeta notável como reconheceram, Fernando Pessoa e Luís de Montalvor.
Trava entretanto conhecimento com Alberto Osório de Castro, filho da mesma Ana de Castro Osório que o poeta cortejara duas décadas antes, que tudo faz para reunir em livro a obra de Camilo. É a Editora Lusitânia (propriedade de Ana de Castro Osório), que publica em 1920, Clepsidra, (poesia) único livro de sua autoria que Pessanha viu em toda a vida.
Continua apaixonado por Ana, que entretanto enviuvara, não obstante ter no Oriente várias mulheres com filhos seus, mas esta não vê em Camilo Pessanha, mais nada que um amigo.Assim volta a Macau onde morre no dia 1 de Março de 1926.

Estátua
Cansei-me de tentar o teu segredo:
No teu olhar sem cor, --- frio escalpelo,
O meu olhar quebrei, a debatê-lo,
Como a onda na crista dum rochedo.

Segredo dessa alma e meu degredo
E minha obsessão! Para bebê-lo
Fui teu lábio oscular, num pesadelo,
Por noites de pavor, cheio de medo.

E o meu ósculo ardente, alucinado,
Esfriou sobre o mármore correcto
Desse entreaberto lábio gelado...

Desse lábio de mármore, discreto,
Severo como um túmulo fechado,
Sereno como um pélago quieto.

Sem comentários: