03/04/2008

42 - Praceta António Feliciano de Castilho

António Feliciano de Castilho, nasceu em 26 de Janeiro de 1800, em Lisboa, numa casa da velha rua da Torre de S. Roque, segundo filho e primeiro varão do médico José Feliciano de Castilho, ao serviço da Corte como inspector de hospitais.
Poeta, tradutor, pedagogo e homem de letras, inventor do “Método Castilho de Leitura” A prematura cegueira consequência do sarampo que teve aos seis anos de idade, ocasionou ter de depender a sua formação literária, dos seus mestres e do seu irmão Augusto.
Ainda assim, formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1822,
Viveu em Ponta Delgada onde exerceu grande influência entre a intelectualidade local. Na polémica vulgarmente chamada de Questão Coimbrã: “ Bom-Senso e Bom Gosto” teve contra ele Antero de Quental, Teófilo Braga e Vieira de Castro, do lado de Castilho estavam Ramalho Ortigão e Camilo Castelo Branco.
O título de Visconde de Castilho foi-lhe concedido por decreto de 25 de Maio de 1870.
Faleceu em Lisboa a 18 de Junho de 1875.
Dada a sua fama, no seu funeral viram-se representadas todas as classes da sociedade, os ministros, os seus colegas académicos da Academia das Ciências de Lisboa, os representantes das letras e do jornalismo e os homens mais ilustres da magistratura, do professorado e das forças armadas.





1 comentário:

vmsdesigner disse...

È uma alegria e honra saber de passagens deste grande homem, Antonio Feliciano de Castilho, antes de tudo, creio, uma pessoa de Fé em uma sociedade justa e harmoniosa. Deixou isso claro em todas as suas publicações.

Espero conhecer mais sobe o Método Castilho de Leitura. Grata, Virginia Maria Castilho Ribeiro de Souza (Rio de Janeiro RJ Brasil)