02/04/2008

152 - Rua Scarlati

Giuseppe Domenico Scarlatti nasceu em Nápoles, a 26 de Outubro de 1685, exactamente no ano em que nasceram Bach e Haendel.
Recebeu lições de seu pai Allessandro Scarlatti, compositor famoso e de outros familiares, aos 20 anos, o pai enviou-o para Veneza, um grande centro cultural na época, para se aperfeiçoar os estudos com Francesco Gasparini.
Por volta de 1705 trava relações com o embaixador de Portugal em Roma, o Marquês de Fontes, estabeleceram-se assim, as primeiras ligações do compositor com Portugal, o que, alguns anos mais tarde, mudariam completamente os rumos de sua vida e sua arte.
Em 1720 o compositor vem para Portugal, ficando vários anos, na corte de Dom João V, que mantinha uma das mais ricas cortes de todo o mundo.
Amante da pompa e do luxo, Dom João V, deu ao compositor todas as condições para que o seu trabalho fosse o mais rico possível, tendo exercido o cargo de mestre-capela real e professor da família real.
Scarlatti tinha ao seu dispor mais de trinta cantores e tantos outros instrumentistas, a maior parte italianos. Além de ser o diretor musical e compositor da corte, tornou-se professor de cravo da princesa Maria Bárbara de Bragança, de dez anos, após o casamento de D. Maria com o herdeiro do trono espanhol, em Janeiro de 1729, esta fez absoluta questão de levar Scarlatti para Madrid.
Septuagenário, cansado e doente, Domenico passou os últimos cinco anos recluso em casa. E, pouco antes de morrer a 23 de Julho de 1757, fez um testamento onde pagava, antecipadamente, a realização de cinquenta missas para os pobres.

Sem comentários: