03/04/2008

75 - Rua de Angola

Angola é um país da costa ocidental da África que inclui também o enclave de Cabinda, o seu nome deriva de N’gola, titulo dos governantes de uma região situada a leste de Luanda.
Angola foi uma antiga colónia de Portugal, colonizada no século XV, até à independência em 1975 Luanda é a capital do País.
Desde os primeiros 500 anos da era actual, que se regiatam em Angola migrações de povos oriundos de Africa Central, ao quais já dominavam a siderurgia do ferro,.
Um desses povos era o povo quicongo (ou kikongo), por alturas do século XIII, já no século XVI os nhanecas (nyanekas ou vanyanekas) instalando-se no planalto da Huíla. Ainda no mesmo século foram os hereros (ou ovahelelos), um povo de pastores. No sec. XVII foram os ngangela. em 1568, entrava na região um novo grupo os jagas, que combateram os quicongos e os empurraram para sul,.
Já no século XVIII, entraram os ovambos (ou ambós), grandes técnicos na arte de trabalhar o ferro, No mesmo século, os quiocos (ou kyokos) instalando-se na Lunda, nordeste de Angola, migrando depois para sul.
Finalmente, já no século XIX apareceu o último povo que veio instalar-se em Angola: os cuangares (ou ovakwangali)
Os portugueses, sob o comando de Diogo Cão, no reinado de D. João II, chegam ao Zaire em 1484. É a partir daqui que se iniciará a conquista pelos portugueses desta região de África, incluindo Angola.
No inicio dos anos 60, três movimentos de libertação (UPA/FNLA, MPLA e UNITA) desencadearam uma luta armada contra o colonialismo português.
Na sequência do derrube da ditadura em Portugal (25 de abril de 1974), abriram-se perspectivas imediatas para a independência de Angola, sendo o Dia da Independência, a 11 de Novembro de 1975,
Actualmente, o Presidente da República de Angola é José Eduardo dos Santos






Sem comentários: