03/04/2008

69 - Rua 31 de Janeiro

31 de Janeiro a par de outras datas importantes da História de Portugal, tem passado quase em branco.
Tudo começou no dia 11 de Janeiro, quando do ultimato britânico de 1890, que exigia a Portugal a retirada das forças militares do território compreendido entre as colónias de Moçambique e Angola, que Portugal tinha reclamado na Conferência de Berlim e que veio a ficar conhecido como Mapa Cor-de-Rosa.
Baseava-se aquele ultimato num incidente registado entre os portugueses e uma tribo do alto Zambeze.
Portugal, na pessoa de D. Carlos estava pronto a ceder, não era essa porém a visão dos Repúblicanos que viram essa cedência como uma humilhação nacional e acusaram o governo e o rei como responsáveis.
No dia 31 de Janeiro de 1891 o Batalhão de Caçadores, a que se juntam o Regimento de Infantaria 10 e uma Companhia da Guarda Fiscal, dirigem-se ao Campo de Santo Ovídio, hoje com o nome de Praça da República, descem depois a Rua do Almada, e concentram-se frente ao antigo edifício da Câmara Municipal do Porto onde Alves da Veiga proclama a Implantação da República.
No edifício foi hasteada uma bandeira verde e vermelha, não a que hoje simboliza a República a bandeira que então se usou pertencia a um grupo designado por Centro Democrático Federal, o povo saiu à rua dirige-se à Praça da Batalha para tomar de assalto a estação dos Correios e telégrafos.
No entanto um forte destacamento da Guarda Municipal, posicionada na escadaria da igreja de Santo Ildefonso, viria por termos a esta revolta soltando uma cerrada descarga de fuzilaria morrendo neste tiroteio 12 revoltosos tanto militares como civis, mais 40 ficaram gravemente feridos.
Na sequência destes acontecimentos foram presos e julgados além de civis 505 militares dos quais 250 terão sido condenados a degredo em África.
Depois de implantada a República em 1910, foi a Rua de Santo António rebaptizada de Rua 31 de Janeiro, data em que se comemora a primeiras das três revoltas que se seguiriam até 1910, data em que finalmente foi proclamada a República Portuguesa no dia 5 de Outubro de 1910.

Nota: A primeira bandeira da República asteada no Porto faz parte do património do Museu Soares dos Reis

Sem comentários: