03/04/2008

40 - Praceta Alberto Pimentel

Alberto Augusto de Almeida Pimentel, filho de Fortunato Augusto Pimentel e de Ana Olimpia Pimentel, nasceu na cidade do Porto (Cedofeita) em 14 de Abril de 1849, tendo falecido em Queluz, no ano de 1925.
Foi deputado à assembleia Constituinte, encontrando-se no entanto, ainda por fazer a sua biografia política, um aspecto importante da vida madura de Alberto Pimentel.
Encontrei alguns versos com os quais Alberto Pimentel (o político) era cantado nas ruas:

“Boa vai ela!
Ora viva o Pimentela,
Que dá o seu coração
P’ra vencer a eleição.
Boa vai ela!
Ora viva a piscaria.
Vai toda votar em barda
Pela nossa melhoria
Boa vai ela!
Ora viva o Albertinho
Que vai como deputado
Cá pelo nosso povinho.”

1 comentário:

Gogollo disse...

Agradeço a senhora por publicar uma nota sobre meu Tio-Triavô Alberto Pimentel. Alberto Pimentel era irmão de Fernando Pimentel que é meu Triavô, Fernando Pimentel faleceu aqui no Brasil sem poder ver mais a sua família ai em Portugal. Infelizmente isso aconteceu. Isso apunhala o meu coração e de minha família, até hoje. Alberto Pimentel faleceu ai, em Queluz e, Fernando Pimentel faleceu aqui no Rio Grande do Sul na cidade de Rio Grande de meningo encefalite aguda e de otite média supurada, porem ele sofrer do coração de uma lesão mitral, na data de 16 de julho de 1905 ás 21 horas. Fernando Pimentel deu aulas em ginásios e colégios, foi jornalista, escritor e fundador de dois jornais. E amado por todos, como pelo seu amigo Mario de Artagão (Antônio da Costa Leite) que o trouxe para o Brasil por causa da sua saúde já debilidada e, casou uma vez e teve três filhos sendo um deles meu bisavô Fortunato Pimentel. Escrevi esse breve resumo com dados de Fernando Pimentel para a senhora por obséquio publicar em seu blog. E também pela alma de Fernando Pimentel, lhe dou essa contribuição por a senhora ter publicado sobre Alberto Pimentel. Muito Agradecido. Obrigado. Ass.: Ígor Pimentel