03/04/2008

33 - Largo do Mercado

Mercado: Lugar onde se expõem e vendem géneros alimentícios e outras mercadorias de uso corrente assim como especialidades artesanais.
Ao longo da história verifica-se que de um modo geral, as cidades não dispunham de lugar fixo para as actividades de troca de produtos, que eram desenvolvidas nas ruas e praças das cidades.
O mercado como local coberto, só é possível com a separação de outras actividades que os habitantes das cidades aí realizavam como festas e torneios e não raro até execuções.
Eram muitas vezes, durante os dias em que realizavam as feiras ou mercados que tinham lugar os acordos de casamento entre os habitantes das povoações visinhas.
Com o decorrer dos tempos as especialidaes artesanais tendem a concentrar-se nalgumas ruas da cidade que tomam a toponimia das actividades aí desenvolvidas de que a cidade de Lisboa é um exemplo como as ruas dos mercadores, dos sapateiros, do ouro etc.
Hoje, do ponto de vista económico, estes espaços são considerados desinteressantes porque cada vez mais se priorisa a reprodução do capital, de maneira privada.
Os mercados são lugares em que o acto de comprar e vender os produtos da terra faz com que as pessoas se sintam mais próximas a ela, portanto um lugar a defender na cidade para que as pessoas se sintam cada vez mais identificadas com o lugar.

Sem comentários: