03/04/2008

20 - Impasse Gaspar Corte Real

Filho de João Vaz Corte Real, terá nascido em Tavira por volta do ano de 1450, tendo ido para os Açores (que reclamam ser o seu berço) com tenra idade. Gaspar Corte Rel foi um dos Navegadores Portugueses ao serviço de D. Manuel I.
Em 1500, terá realizado uma primeira viagem de descoberta de sua própria iniciativa, que embora não se sabendo com toda a certeza, se crê, ter sido para ocidente. A concessão que lhe faz D. Manuel diz claramente que são lhe concedidos direitos sobre “ilhas ou terra firme que venha a descobrir”,
Apesar dos poucos dados existentes, presume-se que numa das suas viagens Gaspar Corte Real terá encontrado a península da Florida e atingido ainda o Canadá. Terra Nova ou "Terra dos Corte-Reais". Gaspar Corte Real, partiu em 1501 numa segunda expedição ao Continente Americano e nunca mais voltou.
A 9 de Outubro de 1501, chega a Lisboa uma das naus que o acompanhara, a bordo grande quantidade de produtos locais e sete nativos capturados. Outro navio chega a 11 do mesmo mês, trazendo cerca de cinquenta cativos e também produtos locais.
Uma carta náutica portuguesa, datada de 1502, mostra-nos, de facto, a Terra Nova, a qual está enganadoramente puxada para Leste, para que possa ser chamada de Terra de el-Rei de Portugal
O outro filho Miguel, partiu em 1502 em busca de seu irmão e também nunca mais foi visto.
Existe uma pedra com 40 tonelas, que esteve dentro de água até 1965 na margem esquerda do Rio Taunton, situada numa região a sul de Boston. Em 1918 foi detectado na pedra o nome de Miguel Corte Real e a data de 1511 (com o 5 em forma de S, como era característico na época), e em 1951, três cruzes da Ordem de Cristo na mesma pedra. A Pedra de Dighton possui também outros símbolos nacionais como o escudo português em forma de U e outro escudo português em forma de V. A pedra está presentemente no museu local, Edmund Delabarre, traduz do latim uma inscrição existente na pedra que diz:
"MIGUEL CORTEREAL pela vontade de DEUS
aqui CHEFE dos ÍNDios
1511"

A pedra de Dighton

Sem comentários: